DESAFIO FASHION | UM ANO SEM COMPRAS CONCLUÍDO COM SUCESSO... UFA!!!

quarta-feira, 11 de junho de 2014

16 comentários


Um ano atrás, mais especificamente no dia 10 de Junho... decidi que ficaria um ano sem compras. Isso mesmo, 12 meses, 52 semanas, 365 dias sem comprar minha gente! E nada mais nada menos o que nós mulheres tanto gostamos de consumir... roupas, acessórios, sapatos, bolsas... ou seja, tudo aquilo que enche nosso guarda roupa, mas esvazia nossa conta bancária, vamos concordar hein...

Um desafio que parece loucura e até mesmo impossível? Bom, vou te contar no post de hoje tudo que aprendi e economizei, assim como tentarei dar umas dicas caso você quirida leitora também queira embarcar nessa, e após todo o meu blá blá blá... a resposta à questão do começo do parágrafo ficará em suas mãos.

O motivo principal de fazer essa dieta fashion: economizar, claro! Infelizmente, sou uma blogueira pobrinha minha gente... e caso você queira entender ainda melhor os pormenores dessa saga, clica aqui oh, e leia na íntegra o post inicial no qual explico tudo tin tin por tin tin...

Hoje finalmente eu posso sair cantando We are I am the champions, dançando Macarena e dando cambalhotas a la Circo de Soleil??? Porque honestamente essa é a minha vontade viu... e não porque agora me sinto livre pra sair comprando tudo pela frente novamente, mas porque foi um período tão intenso e que apesar das dificuldades, houveram tantos aprendizados significativos que me sinto simplesmente feliz.

Um ano sem compras concluído com sucesso... ufa!!!
Vamos ver tudo que rolou? Vem comigo!

Economia

Mensalmente eu fiz uma lista de desejos com alguns itens que eu queria comprar... essas onze listas renderam muitas coisas, muitas das quais hoje eu não compraria mais e que teoricamente me pouparam R$ 6.600,00 (arrendondando o valor)... ok, algumas mulheres podem se dar ao luxo de gastar isso em uma bolsa, mas pra mim... mera mortal, isso é uma boa grana hein...

Durante esse período sem comprar, supostamente é mais fácil poupar, certo? Sim, correto! E quanto eu consegui economizar na prática? Fiquei até surpresa quando fui contar minhas "moedinhas" e no final o valor real é praticamente o valor teórico... uma economia anual de R$ 7.000,00 \o/ ok, eu sei... não estou rica...  but, tá valendo vai...


VIAGENS

Umas das coisas que não estavam excluídas da minha lista de consumo era viajar... afinal, isso jamais será um investimento supérfluo... viajar é viver! E apesar de haver um custo, o que você ganha em troca, assim como diz o tão conhecido slogan... não tem preço!

Em Novembro do ano passado, assim como daqui a dois meses... em Agosto deste ano, quando sairei de férias... eu paguei por duas viagens (sim... já paguei a de Agosto também... uhuhuu!) sem me preocupar em contar moedas ou dividir em parcelas a perder de vista no cartão de crédito, pois eu tinha um dinheiro extra pra isso... que até então, eu não o via, pois estava sendo gasto em grande parte com roupas.

Então, além da economia também houve o investimento pessoal... pois, viajar é um aprendizado cultural tão maravilhoso que você leva pra vida!


LOOKS

Foram ao todo 74 looks exibidos aqui no blog nesse período de dieta fashion... mas, apesar de não serem 365, como manda o figurino, ainda assim houveram as suas repetições de roupas, afinal... meu quirido guarda roupa não é tão sem fundo que vai parar em Nárnia... é apenas um humilde lugar onde guardo algumas peças adquiridas ao decorrer de alguns anos, muito bem cuidadas aliás, algumas esquecidas, mas que foram literalmente ressuscitadas e renovadas...

Eis que as mais usadas e abusadas foram...


... minha bolsa de couro Valentina, blazer preto da Renner, cinto off-white da Collins, corrente da Marisa e sapatilhas compradas em Jaú.

DESAFIOS

Aqui no blog mostrei apenas 1/5 dos looks que usei dentro desse período de um ano sem compras, mas o ato de reinventar-se e criar novas possibilidades com as mesmas peças foi diário mulherada... isso eu garanto. Não a toa criei alguns desafios para exercitar ainda mais a criatividade ao se vestir... clique nos links abaixo e veja o que rolou em cada um deles...
Através desses desafios pude perceber que com as roupas do guarda roupa eu posso me manter na moda por muito tempo, que para ter um estilo parisiense 7 peças básicas são o suficiente, uma única peça pode render muitos looks, basta apenas investir naquelas que são versáteis e que é possível se vestir como aquela modelo da revista ou como a sua blogueira favorita dentro do seu budget e estilo.

SAINDO DA ZONA DE CONFORTO

Podemos ter mil tipos diferentes de roupa dentro do guarda roupa, mas normalmente nos apegamos há umas dez peças vai... justamente aquelas que nos caem bem sem esforço e que por costume usamos do mesmo jeito again and again...

Toda mulher (presumo eu) sem exceções tem... peças esquecidas, que nunca foram usadas ou que não lhe servem mais pairando sem rumo dentro do guarda roupa... sim, eu não fugia a regra também mulherada. Mas, tá aí uma das coisas mais relevantes que aprendi... a inovar, sair da  zona de conforto e encontrar inúmeras possibilidades, eis as principais descobertas que aprendi...

- usar headband;
- transformar peças: vestido que vira saia e blusa | blusa que vira saia (veja aqui);
- usar diariamente acessórios (dentro do meu estilo minimalista, claro);
- dar uma nova chance a peças esquecidas ou nunca usadas;
- usar a mesma peça de jeitos diferentes.


ACONTECIMENTOS INUSITADOS E MARAVILHOSOS

Quando damos o start em um blog, por mais que haja uma intenção de crescer e porque não viver disso, ainda sim, não dá pra prever todos os acontecimentos futuros neh... mesmo havendo um esforço em alcançar metas, em ir além das expectativas... sempre haverão situações as quais não esperamos e que simplesmente nos surpreedem de uma forma maravilhosa... e durante esse período houveram essencialmente duas:

- Parceria com a loja Vexty;
- Ter minha foto na revista Glamour Brasil.


Foram oportunidades que surgiram naturalmente e que me fizeram perceber que esse espaço tem as suas particularidades em meio a tantos outros blogs... e algumas pessoas tem enxergado e se identificado com elas... e isso faz todo o esforço e carinho dedicado valer ainda mais a pena.

PONTOS POSITIVOS

Sim, além de poupar, aprender foi parte substancial desse processo, e como já pincelei em alguns pontos acima, vocês perceberam que não foi pouca coisa, mas vou ressaltar as principais lições nessa jornada...


- deixar minha conta poupança mais azul;
- ter o guarda roupa como melhor amigo fashion;
- perceber que tenho muita roupa;
- ser mais original e criativa ao se vestir;
- ter um olhar mais crítico para a compra;
- dar mais valor ao intangível, como viagens;
- se apegar mais ao estilo do que a tendência.







PONTOS NEGATIVOS

Nem tudo na vida são flores neh... imagina quando você se desafia a passar um  ano sem compras... apesar dos inúmeros pontos positivos houveram as suas dificuldades, afinal a vontade e até mesmo necessidade de comprar nas seguintes situações é praticamente inevitável... mas controlável.

- TPM;
- Datas comemorativas como casamento, aniversários, natal e afins;
- Aquela oferta tentadora.







PRESENTES 

Nada como o apoio de quem nos ama, como família, namorado e amigos pra nos dar aquele gás quando já estamos perdendo as forças hein... e seja por ser aniversário, natal ou apenas me ver sorrir... eu ganhei alguns presentes que diga-se de passagem... ADOREI todos! Vestidos, camiseta, regatas, blusas, bolsa, botas, boina, óculos, cartões presentes em lojas, livro, maquiagem... sim, muita coisa!


APOIO DAS LEITORAS

Você que está sentada nesse exato momento lendo esse post... que vem aqui sempre ou as vezes dar uma espiada no blog, que curte, comenta e transmite silenciosamente ou não o seu apoio não apenas a esse desafio, mas a esse blog e essencialmente a essa pessoas que vós escreve... muito obrigada!

Alguns dos comentários que me colou um sorriso no rosto e me fez acreditar e continuar...


A SEGUNDA VOZ NA MINHA CONSCIÊNCIA


Certamente a pessoa que mais me aturou, vigiou, incentivou e ajudou foi o meu (lindo, amado, idolatrado, salve salve) namorado.

 - Sim amor, você é a segunda voz na minha consciência! E por esse e por tantos outros motivos eu te amo muito e lhe agradeço de verdade!

Sem o apoio dele esse desafio, assim como o blog em si não seriam possíveis... ele é a outra metade por trás desse espaço, não apenas como fotógrafo, mas também como o grande incentivador.

A FELICIDADE DE UMA META CUMPRIDA

Ok, se você chegou até esse ponto do texto... você acabou de me pegar dançando feito louca, toda serelepe e sorrindo à toa... uma meta como essa cumprida é muita felicidade mulherada!!!


Com a velocidade das tendências e consequentemente o consumo desnecessário, as vezes é bom parar, respirar e ter mais percepção do que realmente vale a pena, poder criar um estilo para chamar de seu e dar mais valor as experiências e não a coisas materiais.

Ficar um ano sem compras não é um desafio fácil, mas sou prova de que é possível! Sei que foram muitos highlights nesse post(ão), mas essa experiência rendeu muitas coisas boas que vejo como útil e interessante compartilhar.

E aí... depois de todo esse depoimento nada resumido, mas feito de coração e com boas intenções, você faria uma ano sem compras?

#partiushopping... brincando! rs

ï Follow me ð

Beijus ♥

16 comentários:

  1. Parabéns por ter concluído o seu desafio!

    Realmente, quando a gente passa por uma dieta fashion, fica pensado nas nossas prioridades... acho que o mais positivo da experiência, além de economizar dinheiro, é saber que a gente não precisa comprar pra ser feliz, que dá pra viver muito bem com um armário enxuto, com peças versáteis! :)

    Eu não fiquei 1 ano sem comprar, foram só 79 dias, mas aprendi muito e penso MUITO antes de comprar qualquer coisa pra mim.

    Ah, tem sorteio no meu blog, participe! :)


    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bella!
      Sorteio? Opa... to dentro!
      Beiju ♥

      Excluir
  2. Acabooou!! Parabéns Júlia. Esses últimos 12 meses devem ter sido meio sofridos pra você, mas no fim tudo valeu super a pena, hein?! Você fez uma bela economia, versatilizou super todas as peças que já tinha e com certeza aprendeu e nos ensinou muito sobre como consumir conscientemente. Amei ter acompanhado e aprendido com você e com essa dieta fashion!
    Beeijo
    www.strawberries.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Helo sua linda, muito obrigada por sempre acompanhar e comentar viu...
      Muito feliz pelo carinho e apoio!
      Beiju ♥

      Excluir
  3. Menina, que máximo! Posso dizer que faço parte dessa saga, pois vinha acompanhando você sempre e me admirando com a sua facilidade em criar looks com as peças esquecidas. Preciso fazer isso também! haha
    E que economia, se fosse só mil já tava valendo, todo dinheiro economizado vai valer a pena :D
    Chiqueza você na revista hihi
    Beijos.

    divadebrecho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode falar que faz parte da minha saga, pois sei que é mais que verdade... sempre vindo por aqui deixando seus comentários e seu carinho... muito obrigada Geovana!
      Administrar melhor o guarda roupa e economizar sem dúvida foram um dos pontos importantes nessa minha jornada viu... recomendo!
      Beiju ♥

      Excluir
  4. Conheci seu blog exatamente por esse projeto e adorei TANTO que estou pensando em fazer um também hahaha. Bem, vamos ver né, talvez o dia que eu tiver uma renda fixa eu realmente consiga ver o quanto eu gasto com roupa e possa fazer isso.
    Enfim, li vários posts a respeito e nunca comentei a respeito, mas tudo tem a primeira vez: então, olha, parabéns mesmo.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Isabella!
      O desafio vale muito a pena, não apenas pela questão rentável, mas também pela mudança comportamental.
      Fico muito feliz por saber que o meu projeto te inspirou de alguma forma e muito obrigada pelo carinho!
      Beiju ♥

      Excluir
  5. Parabéns!!! :O eu adorei isso! Vi na minha página inicial do Facebook sobre a economia e vim ler o post! Estou pensando em fazer também... quem sabe não rola a minha tão sonhada Disney, né? :) Tem post novo lá no Blog, já viu? Passa lá e comenta o que achou! Beijos <3 http://gostosdeadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando queremos algo maior as vezes precisamos abdicar de algumas coisas mesmo Isabella, mas te garanto que vale muito a pena... viagens são experiências para a vida!
      Obrigada pelo carinho :]
      Beiju ♥

      Excluir
  6. Que legal o seu projeto, que bom que você conseguiu cumprir, e pra mim R$7.000,00 é muita coisa sim, imagia eu com essa grana, ia fazer a festa, dentro do bom senso claro,parabéns de verdade

    Voltei com o blog agora, então venha visitar!

    MEU CAPRICHO | YOUTUBE | FAN PAGE

    Beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  7. Caramba, muito inspirador esse post! To super tentada a entrar nessa... Afinal acabei de fazer aniversário, e ganhar várias coisas que eu já queria comprar! Se eu entendi bem esse post, a hora é agora! Kkkkkk.
    Meus mais sinceros parabéns, você foi forte e focada! Parabéns, parabéns e parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Amanda, muito obrigada!!!
      Muito feliz em saber que meu desafio te inspirou... olha só o tamanho do sorriso *___________*
      Se for fazer essa dieta fashion me conta depois hein...
      Beiju ♥

      Excluir
    2. Com certeza inspirou!! Contei agora pouco pro meu noivo e ele duvidou, o que me deu mais vontade ainda! Kkkkkkkkk. Beijo

      Excluir
    3. Isso também aconteceu comigo Amanda rs... meu namorado, mãe, irmãs, amigas... ninguém botou fé no começo, mas depois quando viram que era sério me apoiaram super :]

      Excluir